Projeto EuroCC

EuroCC e o CASTIEL são dois novos projetos que surgiram para impulsionar o conhecimento em computação de alto desempenho (HPC) e as suas oportunidades na Europa. Os projetos começaram no dia 1 de setembro de 2020 e serão executados por um período de 2 anos.

Com financiamento da European HPC Joint Undertaking (EuroHPC-JU), o EuroCC e o CASTIEL (Coordenação e Apoio para os Centros de Competência Nacionais ao nível europeu) irão construir uma rede europeia de 33 centros de competência nacionais (NCC) em HPC. Os dois projetos irão colmatar as lacunas existentes em competências em HPC, promovendo a cooperação e a implementação das melhores práticas em toda a Europa.

Os países participantes irão coordenar esforços e recursos com o objetivo de implementar na Europa uma infraestrutura de supercomputação exascale (capaz de realizar mais de 1018 de operações por segundo) e desenvolver tecnologias e aplicações de supercomputação inovadoras.

Ao tornar a Europa num líder mundial em HPC, a EuroHPC-JU pretende fornecer soluções de computação, melhorando a cooperação na investigação científica avançada, aumentando a competitividade industrial e garantindo a autonomia tecnológica e digital europeia.

No projeto EuroCC, no âmbito do Horizonte 2020 da União Europeia (H2020), os 33 países membros e participantes associados têm a tarefa de estabelecer um Centro de Competência Nacional (NCC) em HPC nos seus respetivos países. Esses NCC coordenarão as atividades em todos os campos relacionados com HPC ao nível nacional e servirão como ponto de contacto para clientes da indústria, ciência, (futuros) especialistas em HPC e o público em geral.

O projeto EuroCC é financiado 50% pelo H2020 (EuroHPC Joint Undertaking) e 50% por financiamento próprio de cada país parceiro.

Site do EuroCC | Site do CASTIEL