Organizada pelo RIKEN Center for Computational Science, a Escola Internacional de Verão de Computação de Alto Desempenho (HPC) 2024 está agendada para 7 a 12 de julho, em Kobe, no Japão.
As candidaturas estarão abertas até 31 de janeiro de 2024 e são direcionadas a estudantes de pós-graduação e pós-doutorados de instituições académicas da Austrália, Europa, Japão e Estados Unidos.
A Escola de Verão tem como objetivo familiarizar estudantes de topo em ciências computacionais com os principais elementos de HPC e análise de grandes volumes de dados em várias áreas científicas. Procura também promover conexões, fornecer orientação avançada, facilitar os intercâmbios internacionais e potenciar futuras oportunidades de carreira.
Cientistas computacionais de renome e tecnólogos de HPC de regiões parceiras conduzirão sessões paralelas que abrangem uma série de tópicos, incluindo:
- Desafios da HPC e dos grandes volumes de dados nas principais áreas científicas
- Programação em memória partilhada
- Bases de dados numéricas
- Programação em sistemas de memória distribuída
- Aprendizagem profunda
- Análise e otimização do desempenho em CPUs e GPUs modernas
- Engenharia de software
- Programação de GPU
- Análise de grandes volumes de dados
- Visualização científica
- Infra-estruturas de HPC canadianas, europeias, japonesas, australianas e americanas
O programa foi concebido para potenciar o desempenho de académicos da Austrália, Europa, Japão e EUA que utilizem computação avançada nas suas investigações. Os candidatos ideais possuirão algumas das seguintes qualidades (embora não seja obrigatório satisfazer todos os critérios):
- Familiaridade com HPC, não necessariamente como especialista, mas como académico que pode melhorar o seu trabalho computacional atual com ferramentas e métodos de computação avançados.
- Estudantes de pós-graduação com um plano de investigação sólido ou bolseiros de pós-doutoramento em início de carreira.
- Prática regular ou interesse em programação paralela.
- Os candidatos de qualquer área de investigação são bem-vindos, desde que a sua investigação envolva trabalho computacional.
Os dois primeiros dias do programa dividem-se em dois percursos distintos. Os candidatos devem selecionar o seu percurso preferido aquando a candidatura:
- Introdução ao paralelismo de memória partilhada e programação de aceleradores.
- Programação avançada em memória distribuída.
A Escola de Verão cobre as propinas, as refeições e o alojamento de todos os participantes aceites. Além disso, serão reembolsados os custos de voo (se razoáveis) para os participantes que viajarem de/para a Escola.
A iniciativa é patrocinada pelo RIKEN Center for Computational Science, pela EuroHPC Joint Undertaking, pelo Pawsey Supercomputing Research Centre e pelo programa ACCESS. Outros patrocinadores, como o EPCC (Reino Unido) e o NICIS CHPC (África do Sul), realizarão processos de seleção internos separados.
Mais informações no website do evento.