Exposições, conferências, workshops e tutoriais. Há de tudo, neste mega encontro que explora o universo da computação e das suas possíveis aplicações na ciência, na tecnologia, engenharia e indústria. Entre 29 de maio e 2 de junho, a cidade de Hamburgo recebe o ISC 2022, sob o mote “#TransformingTheFuture”. A distância não será certamente um impedimento, porque será tudo transmitido online – com a devida inscrição.
Ao longo destes quatro dias, há pelo menos seis categorias principais que reúnem dentro de si, múltiplos tópicos que vão estar em debate:
1. Arquitetura de sistemas
Evolução dos processadores e memória em HPC; arquiteturas de computação paralela; perspetivas para alcançar a computação zetascale.
2. Aplicações e Algoritmos
Bibliotecas matemáticas; aplicações climáticas e meteorológicas; aplicações novas e pouco convencionais; algoritmos de precisão mista; aplicações emergentes para computação quântica.
3. Modelos de programação paralela e modelação do desempenho
Fluxos de trabalho em HPC; tecnologias HPC heterogéneas e desafios da programação.
4. Machine Learning
Aplicações de Inteligência Artificial (IA); implicações éticas em IA; otimização de códigos HPC clássicos; Bioinformática na era COVID.
5. Computação Quântica:
Sistemas quânticos – olhar sobre a tecnologia e o estado da arte; integração de computadores quânticos em centros HPC; Internet quântica
6. HPC e ML na indústria
Casos de estudo de HPC, ML e computação quântica na indústria; requisitos de HW e SW para IA e HPC na indústria; avanços para tecnologias de armazenamento de dados de larga escala em aplicações industriais.
Embora não haja uma categoria em que as seguintes sessões estejam incluídas, o ISC High Performance 2022 inclui ainda: educação e formação, administração e monitorização de sistemas, realidade virtual, sistemas de ficheiros paralelos e tecnologias informáticas neuromórficas.
Para marcar a abertura do evento, Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação na NVIDIA, e Michele Melchiorre, vice-presidente de Sistemas de Produção e Planeamento Técnico, do grupo BMW, vão conduzir uma conversa sobre “digital twins” – o estado da arte em tecnologia de simulação digital -, intitulada “Supercomputing: the Key to Unlocking the Next Level of Digital Twins”.
Para mais informações: ISC High Performance 2022