A EuroHPC JU deu mais um passo para tornar a Europa numa referência em tecnologia quântica ao celebrar, a 28 de junho, acordos com seis países distintos para alojar computadores quânticos.
Num futuro (muito) próximo, estes sistemas vão ser integrados em supercomputadores já a operar em França, Alemanha, Espanha, Polónia, Itália e República Checa, para servir a comunidade científica europeia, bem como indústrias e setor público – independentemente do país da Europa em que se encontrem.
Representantes dos seis países estiveram reunidos com membros da Comissão Europeia e da EuroHPC JU, no Luxemburgo, para assinar documentos que deixam claros os papéis, direitos e obrigações de cada uma das partes.
O que já se sabe sobre cada um dos computadores quânticos europeus:
LUMI-Q
Vai ser alocado no IT4Innovations National Supercomputing Centre, na República Checa, onde se encontra o supercomputador KAROLINA no qual será acoplado. O LUMI-Q resulta de um consórcio que envolve ainda outros oito países: Finlândia, Suécia, Dinamarca, Polónia, Noruega, Alemanha, Bélgica e Países Baixos.
EuroQCS-France
Estará sob a alçada da GENCI (Grand Equipement National de Calcul Intensif), acoplado inicialmente ao supercomputador Joliot-Curie e, posteriormente, migrado para o supercomputador exascale que está em desenvolvimento.Vai ser também integrado um simulador quântico ao Joliot-Curie. O consórcio é ainda composto pela Irlanda, Roménia e Alemanha.
Euro-Q-Exa
Este computador quântico vai ficar alocado no SuperMUC-NG, a melhor máquina do Leibniz Supercomputing Centre of the Bavarian Academy of Sciences and Humanites (LZR), na Alemanha. Este é um dos três centros nacionais de supercomputação Centro Gauss (GCS). O Euro-Q-Exa sofrerá atualizações posteriores em duas fases, para alargar a capacidade de outros computadores quânticos europeus.
EuroQCS-Italy
Vai ser integrado no supercomputador Leonardo – o quarto mais rápido do mundo, segundo a lista TOP100 –, que se encontra a operar no datacenter da CINECA, em Bolonha. O consórcio, liderado pela Itália, conta ainda com a parceria da Alemanha e Eslovénia.
EuroQCS-Poland
Poznan Supercomputing and Networking Center (PSNC) vai acolher este computador quântico, que se será integrado numa infraestrutura HPC da Polónia.
EuroQCS-Spain
Este foi o primeiro computador quântico europeu a ser anunciado. Sabe-se que vai ser integrado na máquina pré-exascale MareNostrum5, instalado no Barcelona Supercomputing Center. O consórcio inclui ainda outra entidade espanhola e uma portuguesa, o International Iberian Nanotechnology Laboratory, de Braga.