Com o objetivo de consolidar e reforçar o sistema tecnológico e científico nacional através de recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação, a FCT, através da FCCN – responsável pela Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA) -, abriu, no dia 26 de outubro, as candidaturas à 4ª edição do concurso de projetos de computação avançada.
As candidatura podem integrar áreas de Computação de Alto Desempenho (HPC), Cloud Científica e Ambientes Virtuais de Investigação (VRE) em todos as áreas científicas.
Com o intuito de proporcionar recursos, irão ser disponibilizadas mais de 300 milhões de CPU core.horas ou vCPU.horas em diferentes plataformas da RNCA, que funcionam como centros operacionais. Os projetos selecionados vão ser suportados pela Infraestrutura Nacional de computação Distribuída (INCD) através dos sistemas Cirrus (HPC) e Stratus (cloud), pelo Navigator, operado pelo Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC), e pelos Oblivion e Vision, operados pelo High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ).
Este ano, estreiam-se igualmente duas novas plataformas e é inaugurada a tipologia Maior Dimensão (A3), que dará acesso aos recém-instalados Deucalion, no Minho Advanced Computing Center (MACC) e MareNostrum 5, no Barcelona Supercomputing Center.
O concurso conta com quatro áreas de acesso distintas, tendo cada uma delas prazos de candidatura diferentes.
- Acesso Experimental (A0) – destinado a equipas sem experiência ou utilização prévia destes recursos da RNCA. Vários lotes de candidaturas entre 26/10/2023 e 30/5/2024
- Acesso Preparatório ou Desenvolvimento (A1) – recomendado para “testes de performance de software, otimização de código, testes de escalabilidade, benchmarking, re-factoring ou para projetos de curta duração”. Vários lotes de candidaturas entre 26/10/2023 e 30/5/2024
- Acesso Projeto ou Regular (A2) – para equipas que apresentem projetos científicos ou de inovação com experiência prévia em computação avançada. Candidaturas entre 26/10/2023 e 19/12/2023
- Acesso Maior Dimensão (A3) – destinado para grandes projetos de investigação e inovação levados a cabo por equipas com experiência comprovada em computação avançada. Candidaturas entre 19/12/2023 e 8/2/2024.
Estão aptas a participar instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) – incluindo as privadas sem fins lucrativos -, laboratórios colaborativos (COLAB), centros de interface tecnológicos (CIT), infraestruturas, redes e consórcios de ciência e tecnologia, empresas que desenvolvam projetos de computação avançada em atividades de investigação, desenvolvimento e inovação e pessoas singulares que exerçam atividade no país que queiram usar a computação avançada em qualquer área científica.
As três edições anteriores, de visível sucesso, aprovaram mais de 350 projetos e 110 milhões de CPU core.horas em plataformas computacionais da RNCA.
Pode consultar mais informações sobre as candidaturas, o formulário e as condições, bem como os métodos de seleção no site da FCT ou em myFCT.