Nos centros de computação de alto desempenho, o consumo energético, os custos e emissões de CO2 que lhe estão associados são apontados como alguns dos entraves à construção de infraestruturas maiores que sirvam o futuro exascale e pós-exascale.
De forma a contornar este constrangimento, os fornecedores recorrem a diversas peças de hardware que contribuem para aumentar a eficiência energética. No entanto, para garantir que têm de facto efeito, é necessário que estes equipamentos sejam usados, na totalidade, pelas aplicações dos utilizadores. Caso contrário, corre-se o risco de ter de se limitar os recursos disponíveis para que haja poupança energética – e esta é a forma menos desejável de se promover a eficiência.
Durante o webinar do projeto RISC2, intitulado de “Improving energy-efficiency of High-Performance Computing clusters”, os participantes debruçar-se-ão sobre este desafio do dispêndio energético e em adotar estratégias que lhes permitam superá-lo, nomeadamente através do hardware.
A sessão que está marcada para 26 de Abril, pelas 15h, conta com as intervenções de Lubomir Riha e de Ondrej Vysocky, ambos do Laboratório de Investigação de Infraestruturas do IT4Innovations National Supercomputing Center.
As inscrições estão brevemente abertas e podem ser feitas através deste link.