A Computação Avançada é um pilar essencial para o progresso científico, económico e tecnológico, impulsionando inovação e desenvolvimento em múltiplas áreas. Com esse objetivo, a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) criou o Centro Nacional de Computação Avançada (CNCA), uma estrutura financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência, que visa fortalecer a capacidade computacional do país.
Neste contexto, está aberto o convite para manifestação de interesse na adesão ao CNCA por parte de entidades que desejem integrar este ecossistema desde a fase inicial. As manifestações de interesse deverão ser enviadas até ao final de fevereiro de 2025, através do e-mail: cnca-questoes@incd.pt.
No contacto, recomenda-se que sejam indicadas as seguintes informações:
– Identificação da entidade;
– Escalão de quota anual pretendido, conforme os estatutos do CNCA.
Este prazo não limita futuras adesões, mas tem como objetivo organizar o primeiro grupo de entidades aderentes, garantindo um início estruturado e abrangente.
Para mais informações, pode consultar os materiais da sessão de apresentação do CNCA:
– Gravação da sessão de apresentação
– Slides da sessão de apresentação
O CNCA pretende posicionar Portugal na vanguarda da Computação Avançada, criando um impacto significativo na comunidade científica e tecnológica. A sua adesão pode ser um passo estratégico para ampliar capacidades de investigação, inovação e desenvolvimento digital.