Os algoritmos que atualmente servem a supercomputação estão cada vez mais próximos de serem ultrapassados, à medida que vão chegando sistemas cada vez mais poderosos – como é o caso dos exascale. E, por isso, é importante desenvolver códigos inovadores que consigam acompanhar estes avanços.
É nesta linha de pensamento que surge o programa Inno4scale, cuja missão é impulsionar o desenvolvimento de algoritmos inovadores para futuros supercomputadores exascale da EuroHPC Joint Undertaking, para que o potencial destas máquinas seja bem explorado e aproveitado pela Europa.
O Inno4scale tem assim aberto um concurso para encontrar e financiar diversos estudos com potencial claramente identificado, que vão ser submetidos a provas de conceito. As candidaturas estão a decorrer até 28 de setembro.
Os algoritmos mais bem-sucedidos serão posteriormente adotados por utilizadores HPC em meio académico e industrial, entre outros.
Este projeto está a decorrer desde julho e prolonga-se pelos próximos 21 meses. É coordenado pelo Barcelona Supercomputing Center, em parceria com o High-performance Computing Center of the University of Stuttgart (HLRS), PRACE e SCAPOS. O orçamento global é de mais de quatro milhões de euros.
Informação mais detalhada sobre o projeto e respetiva candidatura ao concurso pode ser encontrada no site da Inno4scale.