A mais recente atualização da lista TOP500 dos supercomputadores mais potentes do mundo, publicada em junho de 2025, confirma a liderança do sistema El Capitan, instalado no Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL), nos EUA. Este supercomputador, com 1.742 Exaflop/s, continua a ser o mais rápido do mundo, mantendo também o primeiro lugar no ranking HPCG, e agora no HPL-MxP, atingindo 16.7 Exaflop/s com técnicas de precisão mista.
O El Capitan, um sistema HPE Cray EX255a com 11 milhões de núcleos, utiliza processadores AMD EPYC de 4ª geração e aceleradores AMD Instinct MI300A. A sua eficiência energética é também notável: 60,3 Gigaflops/Watt.
Os lugares seguintes mantêm-se inalterados: em 2.º lugar, o Frontier (Oak Ridge National Laboratory), com 1.353 Exaflop/s e em 3.º, o Aurora (Argonne National Laboratory), com 1.012 Exaflop/s.
A principal novidade é o JUPITER Booster, o primeiro supercomputador exascale europeu, que estreia diretamente na 4.ª posição com 793,4 Petaflop/s (valor preliminar). Instalado na Alemanha, no Forschungszentrum Jülich, este sistema é um passo importante para a liderança europeia em computação de alto desempenho, com o apoio da EuroHPC JU.
Outros destaques europeus incluem:
- Alps (Suíça, 8.º lugar),
- LUMI (Finlândia, 9.º lugar),
- Leonardo (Itália, 10.º lugar),
- MareNostrum 5 (Espanha, 14.º lugar), com participação portuguesa de 5%, apoiada pelo PRR da União Europeia em Portugal.
O supercomputador Deucalion, instalado em Portugal pela FCT, surge na 297.ª posição, reforçando o papel do país na infraestrutura científica europeia.
A lista TOP500 é atualizada duas vezes por ano e serve como referência global para medir a evolução da computação de alto desempenho. A edição completa está disponível em top500.org.
[Image credits: Garry McLeod/LLNL]