EuroHPC JU está à procura de entidades europeias para acolher novos supercomputadores

A High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU) abriu dois concursos para selecionar entidades a quem caberá receber e operar novas máquinas

Na contínua missão de inovar e elevar a supercomputação europeia ao mais alto patamar, lançaram-se dois novos concursos para escolher entidades da União Europeia a quem ficarão entregues novos supercomputadores que irão ser adquiridos pela EuroHPC JU.

Até 15 de fevereiro de 2023, os interessados podem candidatar-se à EuroHPC-2022-CEI-EXA-01 para a posterior seleção da entidade que ficará responsável por um novo supercomputador topo de gama, desenvolvido com tecnologia de ponta, capaz de atingir performances de nível exascale (e até posterior, quando essa fase chegar).

O sistema será financiado pela EuroHPC JU até 50%, com recursos provenientes do Digital Europe Programme. Na prática, o investimento máximo disponibilizado terá um teto máximo de 300 milhões de euros.

As candidaturas podem ser submetidas através da página dedicada ao concurso.

Para acolher e operar outros supercomputadores menos poderosos – de nível petascale, por exemplo – as inscrições estão abertas até ao mesmo dia (13 de fevereiro). Para estes casos, o financiamento já difere. A EuroHPC JU só financiará até 35%, o correspondente a um total de 40 milhões de euros.

Informações mais detalhadas sobre o concurso EUROHPC-2022-CEI-MR-01 e respetivas inscrições podem ser consultadas aqui.