Categorias
Notícias

Europa tem o 3º supercomputador mais rápido do mundo

Durante o maior evento europeu de High Performance Computing (HPC), o ISC 2022, foi divulgada a lista Top500 dos supercomputadores mais rápidos a nível mundial. O LUMI – a máquina de ponta europeia – ocupa o terceiro lugar.

O Top500, a lista que classifica os mais rápidos supercomputadores do mundo, lançou, a 30 de maio em Hamburgo, durante o ISC 2022, a primeira compilação do ano, na qual a Europa entra nos primeiros lugares da lista com o supercomputador LUMI. Este supercomputador, financiado através do EuroHPC Joint Undertaking é apoiado por um consórcio de 10 países. O LUMI é o supercomputador mais rápido a nível europeu e surge agora em terceiro lugar a nível global, no Top500.

O classificação foi obtida através da medição High Performance Linpack (HPL) – uma medição de desempenho amplamente utilizada em HPC – na qual o supercomputador europeu atingiu um desempenho de 151,9 petaflops. “É um resultado incrível que mostra a importância da colaboração europeia e o impacto que podemos criar quando trabalhamos juntos”, afirmou Anders Dam Jensen, diretor executivo da EuroHPC JU.

O supercomputador LUMI está intalado na Finlândia

Embora seja um supercomputador pré-exascale, mas não deixa de ser uma máquina de ponta a contribuir para o avanço científico e tecnológico perante os maiores desafios que a humanidade enfrenta. “É, não só, um computador muito poderoso, como é excecional em matéria de sustentabilidade”, acrescentou Kimmo Koshi, managing director do CSC – IT Center for Science, onde máquina está instalada. Além de operar a 100% com energias renováveis, usa um sistema “free cooling” e o calor gerado será reaproveitado pela rede de aquecimento dos distrito.

Sem ter conseguido ultrapassar o Frontier (Estados Unidos, novo primeiro lugar da lista Top500), ou o Fugaku (Japão), o LUMI irá ter durante o mês de junho, o seu desempenho melhorado com a entrada em funcionamento da partição com GPUs. Espera-se, assim, que atinja os 375 petaflops, aproximando-se dos 442,01 petaflops da máquina Japonesa.

A inauguração oficial do LUMI está prevista para 13 de junho, em Kajaani, na Finlândia, com transmissão em direto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.