Foram anunciados os vencedores do “Large AI Grand Callenge” e há uma empresa portuguesa entre os vencedores!

A iniciativa EuroHPC-JU, com o apoio da Comissão Europeia, premiou startups e PMEs inovadoras no campo da inteligência artificial. Entre os vencedores, a empresa portuguesa Unbabel destacou-se por sua abordagem inovadora na tradução linguística.

A startup portuguesa Unbabel foi uma das quatro vencedoras do “Large AI Grand Challenge”, uma competição promovida pela EuroHPC-JU e apoiada pela Comissão Europeia, que atraiu 94 candidaturas de toda a Europa. Este desafio foi criado para reconhecer e recompensar startups e pequenas e médias empresas (PMEs) que desenvolvem estratégias ambiciosas e comprometem-se a criar modelos de inteligência artificial em grande escala, capazes de proporcionar uma vantagem competitiva significativa para a Europa.

Fundada em 2013 e sediada em Lisboa, a Unbabel é uma empresa especializada em serviços de tradução linguística (LangOps). Utilizando inteligência artificial combinada com o conhecimento de uma equipa de especialistas, a Unbabel oferece traduções para as 24 línguas oficiais da União Europeia, assegurando alta qualidade e precisão.

O desafio, lançado em 23 de novembro de 2023, premiou cada uma das quatro startups vencedoras com 250 mil euros e 2 milhões de horas de GPU para serem utilizadas durante 12 meses em um dos maiores supercomputadores europeus, o LUMI ou o LEONARDO. Estes recursos permitirão que as empresas vencedoras acelerem significativamente o desenvolvimento de suas soluções de inteligência artificial, consolidando a Europa como líder global na área.

[Image credits: European Comission]