Em março de 2022, Paris recebeu a cimeira europeia de computação de alto desempenho (HPC). Este ano, ruma até Gothenburg, na Suécia, entre os dias 20 e 23 do mesmo mês.
O evento anual é concebido para todos os interessados em matérias de HPC, desde fornecedores, a utilizadores científicos e industriais e decisores políticos.
A próxima edição terá particular foco na supercomputação exascale, mas não ficará de fora qualquer detalhe sobre o panorama atual europeu, bem como as oportunidades e desafios presentes e futuros.
O programa já está cá fora e é feito por dias temáticos. O primeiro (20) terá início pela hora de almoço e será dedicado a sessões plenárias.
No dia seguinte, 21, o tema será “EuroHPC User Opportunities Day” e debruçar-se-á, como o próprio nome indica, sobre oportunidades para empresas, indústrias e para a comunidade científica. Terá também uma sessão dedicada a digital twins em HPC.
Dia 22, as portas abrem-se para o “EuroHPC JU Scientific Challenges Day”, no qual os participantes poderão contar um leque bastante diversificado de sessões, mas vale a pena destacar a de preparação na ótica do utilizador para a era Exascale, a de tecnologias emergentes para HPC na Europa, bem como os avanços em computação quântica já conseguidos em território europeu.
O último dia da cimeira vai decorrer apenas durante a parte da manhã. Estão preparados, em paralelo, dois workshops para este “EuroHPC Ecosystem Communities Day”: um sobre os centros de excelência e outros sobre os de competências.
Mais informação sobre o programa e inscrição pode ser consultada aqui.