Categorias
Notícias

Inteligência Artificial em Cloud: FCT lança concurso em parceria com a Google

O prazo para as candidaturas de projetos de investigação e desenvolvimento termina a 18 de maio. O “Processamento de linguagem natural” e a “Ética na Inteligência Artificial” são as duas áreas nas quais os candidatos receberão mais créditos.

A Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) estabeleceu uma parceria com a Google, que resultou na disponibilização de créditos na Google Cloud Platform, no valor de 1 milhão de dólares. Nesta recente iniciativa para elevar a computação avançada, está aberto, até 18 de maio, um concurso para projetos de investigação e desenvolvimento (I&D) em inteligência artificial.

80% dos recursos atribuídos estarão alocados nas áreas de “Processamento de linguagem natural” e “Ética na inteligência artificial”, sendo os 20% restantes disponibilizados para outras áreas científicas.

Estão aptos a candidatar-se instituições de I&D, laboratórios colaborativos, centros tecnológicos e infraestruturas, redes e consórcios de ciência e tecnologia. Há ainda espaço para instituições privadas sem fins lucrativos com foco em I&D, polos de inovação digital e empresas envolvidas em computação avançada. A solo, está elegível qualquer pessoa que exerça atividade em Portugal e que queira desenvolver um projeto em computação avançada, independentemente da área científica.

Além de as candidaturas terem de ser enviadas em inglês, os formulários a preencher variam consoante a tipologia de acesso: pode ser fixo – no qual são cedidos créditos 250 mil dólares -, ou variável – e, nesse caso, o valor decresce para 150 mil dólares.

Mais informações sobre o concurso, critérios de seleção e acesso às fichas de candidatura estão disponíveis no site da FCT.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.