Categorias
Eventos Notícias

ISC 2022: o maior evento Europeu dedicado ao HPC está prestes a começar

Hamburgo vai receber o ISC High Performance 2022, entre 29 de maio e 2 de junho. As tendências e os maiores desenvolvimentos em HPC, machine learning e análise de dados são o foco da edição. Esperam-se cerca de três mil participantes e vão estar mais de 60 países envolvidos.

Exposições, conferências, workshops e tutoriais. Há de tudo, neste mega encontro que explora o universo da computação e das suas possíveis aplicações na ciência, na tecnologia, engenharia e indústria. Entre 29 de maio e 2 de junho, a cidade de Hamburgo recebe o ISC 2022, sob o mote “#TransformingTheFuture”. A distância não será certamente um impedimento, porque será tudo transmitido online – com a devida inscrição.

Ao longo destes quatro dias, há pelo menos seis categorias principais que reúnem dentro de si, múltiplos tópicos que vão estar em debate:

1. Arquitetura de sistemas

Evolução dos processadores e memória em HPC; arquiteturas de computação paralela; perspetivas para alcançar a computação zetascale.

2. Aplicações e Algoritmos

Bibliotecas matemáticas; aplicações climáticas e meteorológicas; aplicações novas e pouco convencionais; algoritmos de precisão mista; aplicações emergentes para computação quântica.

3. Modelos de programação paralela e modelação do desempenho

Fluxos de trabalho em HPC; tecnologias HPC heterogéneas e desafios da programação.

4. Machine Learning

Aplicações de Inteligência Artificial (IA); implicações éticas em IA; otimização de códigos HPC clássicos; Bioinformática na era COVID.

5. Computação Quântica:

Sistemas quânticos – olhar sobre a tecnologia e o estado da arte; integração de computadores quânticos em centros HPC; Internet quântica

6. HPC e ML na indústria

Casos de estudo de HPC, ML e computação quântica na indústria; requisitos de HW e SW para IA e HPC na indústria; avanços para tecnologias de armazenamento de dados de larga escala em aplicações industriais.

Embora não haja uma categoria em que as seguintes sessões estejam incluídas, o ISC High Performance 2022 inclui ainda: educação e formação, administração e monitorização de sistemas, realidade virtual, sistemas de ficheiros paralelos e tecnologias informáticas neuromórficas.

Para marcar a abertura do evento, Rev Lebaredian, vice-presidente de tecnologia de simulação na NVIDIA, e Michele Melchiorre, vice-presidente de Sistemas de Produção e Planeamento Técnico, do grupo BMW, vão conduzir uma conversa sobre “digital twins” – o estado da arte em tecnologia de simulação digital -, intitulada “Supercomputing: the Key to Unlocking the Next Level of Digital Twins”.

Para mais informações: ISC High Performance 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.