Até ao momento, a 3ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada da RNCA contou com 118 candidaturas. Foram aprovados 31 projetos no acesso A2 – Acesso Projeto ou Regular -, que se destina a equipas com experiência prévia. No total, estão atribuídas cerca de 36 M core.horas, 23.000 GPU horas e 760 TB de armazenamento.
O prazo para apresentar candidaturas a esta tipologia, já terminou, o entanto, as restantes formas de acesso (A0 e A1) estão a aceitar inscrições até 31 de maio, pelas 13 horas (hora de Lisboa).
A tipologia A0 – Acesso Experimental – é recomendada a equipas sem histórico de utilização de recursos de computação avançada e de visualização. Por sua vez, a A1 – Acesso Preparatório ou Desenvolvimento – é aconselhada para testes de performance de software, otimização de código, testes de escalabilidade, benchmarking, re-factoring ou para projetos de curta duração.
Estão aptas a participar instituições de Investigação e Desenvolvimento (I&D) – incluindo as privadas sem fins lucrativos-, laboratório coletivos, centros de interface tecnológicos, infraestruturas, redes e consórcios de ciência e tecnologia, empresas que desenvolvam projetos de computação avançada em atividades de investigação, desenvolvimento e inovação e pessoas singulares que exerçam atividade no país que queiram usar a computação avançada em qualquer área científica.
Mais informações sobre as candidaturas, o formulário e as condições, bem como os métodos de seleção estão disponíveis no site da RNCA ou no da FCT.