Categorias
Eventos Notícias

Setembro traz debate sobre implementação do BigHPC Virtual Manager

O projeto BigHPC traz, a cada dois meses, um webinar diferente. O próximo está marcado para 22 de setembro, com especialistas em HPC do TACC e UT Austin – e será moderado por um português!

A segunda ronda de webinars organizados pelo projeto BigHPC – cuja missão passa por melhorar a gestão dos centros de dados HPC e das aplicações Big Data -, está prestes a entregar à comunidade uma nova iniciativa online. Será dedicada à implementação do BigHPC Virtual Manager (VM), usado para integrar e executar trabalhos, de forma otimizada, em sistemas HPC.

Com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o programa UTAustin Portugal e da Universidade de Texas, em Austin – a UT Austin -, esta edição de webinars “Towards a new generation of Big Data & HPC applications” realiza-se a cada dois meses, até março de 2023. Para já, o próximo encontro está marcado para 22 de setembro.

A palestra está organizada em três momentos chave: as abordagens possíveis para a conceção de VM, as vantagens e desvantagens que lhes são associadas e, por fim, a discussão centrar-se-á naquela que foi considerada mais viável para implementar.

Conta com as intervenções de diversos membros do Texas Advanced Computing Center (TACC): Amit Ruhela, investigador associado no grupo de HPC, John Cazes, o diretor deste mesmo grupo e Stephen Lien Harrell, cientista em engenharia. A moderar o painel estará Miguel Viana membro da equipa de computação do LIP e do projeto BigHPC.

Para mais informações sobre o webinar e para efetuar o registo, consulte o site BigHPC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.