Categorias
Notícias

Testes no novo cabo submarino EllaLink

por Jorge Gomes/LIP-ECO

O LIP e a INCD participaram na demonstração das capacidades do novo cabo óptico submarino EllaLink entre a Europa e a América Latina usando dados da experiência CMS

LIP, em colaboração com a INCD, participou na demonstração das capacidades do novo cabo submarino EllaLink entre a Europa e a América Latina, no âmbito do programa BELLA. Foram utilizados para transferência dados relacionados com a experiência CMS no Large Hadron Collider (LHC) do CERN, na qual Portugal e Brasil participam. Graças ao aumento de largura de banda e a uma redução de 2/3 na latência, foi possível demonstrar uma ligação com conectividade de 100 Gbps, e um aumento da velocidade de transferência de dados de mais de 18 vezes.

Para o efeito, os centros de computação e processamento de dados integrados na infraestrutura global de processamento do LHC (Worldwide LHC Computing Grid) em Portugal (operada conjuntamente pelo LIP e INCD) e no Brasil (operada pelo SPRACE) foram interligados a 100 Gbps. O estabelecimento desta ligação teve o apoio da rede europeia Géant e da rede latino americana RedCLARA, contando ainda com o apoio das redes académicas em Portugal (FCCN/FCT) e no Brasil (RNP e rednesp).

O vídeo da demonstração foi exibido durante a inauguração que teve lugar durante a conferência TICAL 2021, a 30 de Agosto e encontra-se disponível aqui. O evento contou com a participação de Thomas Skordas director de “Excelência Digital e Infraestruturas Científicas” da DG CONNECT da Comissão Europeia, bem como do vice ministro da ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Sergio Freitas.

O novo cabo submarino interliga o Brasil a Portugal atravessando 6000 km do oceano Atlântico, desde Fortaleza até Sines, e tem por objetivo suprir as necessidades da investigação e educação durante os próximos 25 anos. O potencial desta infraestrutura abre portas para uma maior proximidade e colaboração entre os investigadores na Europa e na América Latina.

O LIP, Laboratório de Instrumentação e Física de Partículas, é a instituição de referência para a física experimental de partículas e as tecnologias associadas em Portugal.
A INCD, Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída é uma infraestrutura investigação digital que disponibiliza serviços de computação e dados à comunidade científica Portuguesa.

Links: BELLA   EllaLink   LIP   INCD