O EuroCC 2 e o Castiel 2 são dois projetos que têm por objetivo impulsionar o conhecimento no domínio da computação de alto desempenho (HPC) na Europa e promover as oportunidades associadas. Os projetos tiveram inicio em janeiro de 2023 e dão continuidade nos próximos 3 anos aos anteriores projetos EuroCC e Castiel.
Com financiamento da European HPC Joint Undertaking (EuroHPC-JU), o EuroCC 2 e a ação de coordenação e suporte Castiel 2 vão continuar a construir uma rede europeia de centros de competência nacionais (NCC) em HPC. Os dois projetos irão colmatar as lacunas existentes em competências e conhecimento em HPC, promovendo a cooperação e adoção da HPC na Europa.
Ao tornar a Europa num líder mundial em HPC, a EuroHPC-JU pretende fornecer soluções de computação, melhorando a cooperação na investigação científica avançada, aumentando a competitividade industrial e garantindo a autonomia tecnológica e digital europeia.
Os países participantes no EuroHPC estão a coordenar esforços e recursos com o objetivo de implementar na Europa uma infraestrutura de supercomputação exascale (capaz de realizar mais de 1018 de operações por segundo) e desenvolver tecnologias e aplicações de supercomputação inovadoras.
No âmbito do projeto EuroCC 2, os países participantes têm a tarefa de estabelecer 30 Centros de Competência Nacionais (NCC) em HPC. Os NCC coordenam atividades de divulgação, treino, transferência de conhecimento e tecnologia e dinamização da utilização da computação de alto desempenho. Os NCCs são pontos de contacto para potenciais utilizadores na indústria, ciência, e administração pública, bem como para especialistas em HPC e o público em geral.
O projeto EuroCC é financiado a 50% pela Comissão Europeia (EuroHPC Joint Undertaking) e a 50% por financiamento nacional dos países participantes.