O projeto HPC4PE – High Performance Computing for Profile Extrusion, é uma das duas iniciativas portuguesas aceites no âmbito da segunda open call FF4EuroHPC para propostas experimentais, que decorreu entre junho e setembro de 2021.
O HPC4PE, através da Computação de Alto Desempenho (High-Performance Computing, HPC) e da modelagem computacional, visa promover a transformação digital dos métodos para o desenvolvimento de matrizes de extrusão de perfil, normalmente baseados em abordagens experimentais de tentativa-erro ineficientes e dispendiosas em termos de recursos.
Esta investigação tem como objetivo implementar uma estrutura computacional que opere, de forma eficiente, em equipamentos de HPC, facilitando o desenvolvimento de matrizes de extrusão de perfis – combinando ferramentas de simulação e de otimização.
“O HPC4PE alia-se a três entidades com experiência nesta área, para ilustrar os benefícios da HPC, sobretudo quando se trata de resolver problemas complexos no setor industrial, como é o caso da conceção de matrizes de extrusão de perfis”, referiu Miguel Nóbrega, o investigador que lidera o projeto na Universidade do Minho.
O projeto será desenvolvido no MACC, tendo como parceiros a PME Soprefa, como cliente industrial e produtor de perfis de plástico extrudado, a Universidade do Minho como especialista em tecnologia, e a PME Wolf Dynamics como fornecedora de software.