O interesse e uso da computação avançada em Portugal tem crescido exponencialmente – os resultados do terceiro Concurso de Projetos de Computação Avançada bem que o mostram!
Nesta edição, das 168 candidaturas submetidas, foram aprovadas 140. A taxa de aprovação global fixa-se assim nos 86%, tendo sido a mais elevada alguma vez registada.
Esta iniciativa, organizada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, através da FCCN, coloca à disposição de 50 instituições nacionais, 40 milhões de CPU core.horas e 46 mil GPU.horas.
Os projetos aprovados vão ser conduzidos pela Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), que reúne recursos de Computação de Alto Desempenho (HPC), Cloud Científica (SCC) ou Ambientes Virtuais de Investigação (VRE) em diversas partes do país.
As 140 candidaturas vão aceder a estes recursos no NAVIGATOR, a operar no Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra, no OBLIVION e VISION, instalados no Centro de HPC da Universidade de Évora e no CIRRUS e STRATUS, detidos pela Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD).