Categorias
Notícias

IGX: a plataforma de computação que junta médicos e robôs em blocos operatórios

Desenvolvida pela NVIDIA, usa Inteligência Artificial para elevar a colaboração entre humanos e máquinas, nomeadamente na área da saúde.

A empresa americana anunciou a chegada de uma plataforma que apoiará a saúde e as mais de 300 milhões de cirurgias que, segundo o press release, são realizadas anualmente, no mundo.

O objetivo é desenvolver e implementar novos dispositivos – robôs e scanners de imagem, entre outros – para fazer chegar aos blocos operatórios aplicações de Inteligência Artificial. “Agora os dispositivos médicos podem beneficiar do mesmo modelo de negócio e inovação que os automóveis com auto-condução”, admitiu Kimberly Powell, vice-presidente da secção de cuidados de saúde da Nvidia, durante uma conferência de imprensa.

O IGX está a ser emparelhado com a NVIDIA Clara Holoscan – a plataforma de computação de AI para dispositivos médicos , que executa diversas aplicações em imagem e cirurgia robótica.

O hardware desta nova ferramenta é composto por um módulo Orin – que fornece 250 TOPS de desempenho, um ConnectX-7 interligado com 400 Gigabit Ethernet e uma GPU Ampere que pode chegar aos 600 TOPS de desempenho.

Este novo modelo não vai servir para substituir médicos ou outros profissionais de saúde, mas sim para ser visto como complemento ao trabalho que já é desenvolvido, por exemplo, através da visualização de imagens em tempo real ou navegação por robôs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.