O Grande Desafio de Inteligência Artificial (IA) tem como objetivo promover o desenvolvimento de modelos de IA de grande escala na Europa e aumentar substancialmente a visibilidade da mesma neste domínio. O concurso premiará empresas start-up inovadoras que criem estratégias ambiciosas e que estejam empenhadas em desenvolver modelos de IA em grande escala, almejando potenciar uma vantagem competitiva para a Europa.
Os participantes deverão apresentar uma proposta para o desenvolvimento de um modelo de base linguística, utilizando uma das infra-estruturas da EuroHPC (supercomputadores LUMI ou Leonardo). O modelo deve ser treinado do zero, possuir um mínimo de 30 biliões de parâmetros e ser treinado seguindo as leis de escala ideais de última geração para computação e tamanho de dados de treino. As candidaturas podem ser enviadas até o dia 16 de janeiro.
Com o Grande Desafio de IA pretende-se a seleção de até 4 propostas para criar modelos inovadores de linguagem-base que superem os sistemas de última geração em várias tarefas relevantes. O desenvolvimento destes modelos deve necessariamente recorrer à computação de alto desempenho (HPC).
O concurso é uma iniciativa do AI-BOOST, um proeminente programa de prémios de desafio aberto, financiado pela UE, que pretende estabelecer-se como referência para a comunidade europeia de inteligência artificial (IA). O seu consórcio é formado por 7 parceiros de seis países europeus: Espanha (Universitat Pompeu Fabra), Portugal (INESC TEC), Irlanda (F6S), Bélgica (EIT Digital), Itália (CINECA) e Eslováquia (Univerzita Pavla Jozefa Safarika V Kosiciach).
Informação mais detalhada sobre o concurso e respetiva candidatura ao concurso pode ser encontrada no site do AI-BOOST.
Modelos de IA de grande escala, modelos de fundamentos de linguagem ou sistemas de supercomputadores fazem parte do teu trabalho? Então existe um novo concurso que tens de conhecer
O AI-BOOST uniu forças com a Euro HPC JU para criar o Grande Desafio de Inteligência Artificial IA