Supercomputação na Sala de Aula: Transformando o Ensino de Biologia

Professor de Nova Iorque integra ferramentas computacionais na sala de aula para revolucionar o ensino de Biologia

Dmitry Brogun, Professor do Kingsborough Community College, tem vindo a revolucionar o ensino de Biologia ao integrar ferramentas computacionais no seu currículo. Utilizando as atribuições ACCESS no Jetstream da Universidade de Indiana, os seus alunos aprendem a analisar vastos conjuntos de dados genómicos com uma velocidade e precisão sem precedentes.

Ao utilizar estes recursos, os alunos adquirem experiência prática em bioinformática, dominando as tecnologias de sequenciação de nova geração (NGS) e programação em Python ou R. Esta abordagem prática não só melhora a sua compreensão, como também os prepara para os desafios do mundo real na sua área de atuação.

Sem os recursos do ACCESS, os estudantes enfrentariam limitações em termos de potência computacional e acessibilidade do software. Graças a esta iniciativa, os estudantes podem concentrar-se na aprendizagem e não na resolução de problemas técnicos.No final de cada semestre, apresentam os seus resultados através de relatórios e vídeos, realçando o impacto da sua investigação (disponíveis aqui).