Women in High Performance Computing lança um novo projeto para 2024

“Move The Needle” inicia este mês e tem como objetivo promover a inclusão na indústria da Computação de Alto Desempenho (HPC)

A Women in High Performance Computing (WHPC) é a única organização internacional dedicada a promover a diversidade e a progressão de carreira das mulheres e dos grupos sub-representados na HPC. A WHPC fornece uma plataforma para networking, partilha de conhecimentos e desenvolvimento profissional para apoiar todos os que necessitam nesta área em rápida evolução.

Reflectindo esta mentalidade de promover a equidade, a diversidade e a inclusão na HPC, o projeto “Move The Needle” é uma colaboração com a Alces Flight – entidade que fornece soluções de computação de alto desempenho e de infra-estruturas em nuvem e que está empenhada em apoiar a causa com vista a melhorar a indústria em que está inserida.

O projeto “Move the Needle”, com a duração de um ano, pretende monitorizar atividades e promover a responsabilidade no domínio da diversidade e da inclusão na supercomputação. Esta iniciativa foca-se em aspectos centrais como o crescimento individual, o recrutamento e a retenção de recursos humanos, a melhoria das competências, a sustentabilidade, o legado, entre outros. Ela reconhece que cada ação, independentemente da sua magnitude, contribui significativamente para um ambiente mais inclusivo.

A WHPC convida a participarem no projeto “Move the Needle” grupos ou profissionais a título individual; o compromisso é praticar uma ou mais ações destinadas a promover mudanças positivas. As inscrições estão atualmente abertas e as ações prometidas iniciam este mês. 

A dedicação dos envolvidos desempenhará um papel crucial para um ambiente mais inclusivo no domínio da HPC.

Como funciona o programa: Ao longo do ano, a iniciativa “Move the Needle” realizará quatro inquéritos para avaliar os avanços, apresentar os avanços feitos e abordar os desafios encontrados pelos participantes. Os mesmos terão a oportunidade de participar online, partilhando experiências e, assim, absorvendo novos conhecimentos. O projeto pretende revelar todos os resultados na conferência Computing Insight UK (CIUK) 2024, agendada para dezembro de 2024 em Manchester, com o objetivo de contribuir para a evolução da inclusão no local de trabalho.

Está aberto a todas as ações e locais. Nenhuma ação é considerada demasiado pequena ou demasiado grande! A WHPC acolhe com entusiasmo um vasto leque de compromissos – quer envolvam objetivos pessoais, iniciativas de equipa ou de toda a organização. Todas as ações são apreciadas e, coletivamente, os participantes terão um impacto substancial na criação de um futuro mais inclusivo. As fronteiras geográficas também não são uma limitação; contribuições de todos os cantos do mundo são bem-vindas.

No cenário de mudanças constantes à velocidade da luz a que pertence a supercomputação, a diversidade de pensamento tem um significado imenso. Ao fazerem parte do projeto “Move the Needle”, os participantes moldam ativamente o futuro da indústria. As suas perspectivas e compromissos distintos irão gerar um efeito de onda, inspirando transformações positivas nas comunidades.
Pode dar o seu contributo para o progresso de 2024 inscrevendo-se aqui.